.

COMO CALCULAR A QUANTIDADE DE CALORIAS QUE SE DEVE COMER

.......Ao contarmos quantas calorias ingerimos por dia, estamos medindo a quantidade de energia que agregamos ao nosso organismo neste período.

.......Quando uma quantidade de energia é obtida através da alimentação, a primeira lei da termodinâmica nos diz que somente uma de duas coisas pode acontecer: a energia é convertida em trabalho, com o conseqüente desperdício de calor, ou a energia é estocada.

.......Se ingerirmos mais energia do que gastarmos, o excesso será estocado em um compartimento especial do organismo, o tecido adiposo.

.......Nos dias de hoje, podemos pensar que o Criador se enganou ao projetar o tecido adiposo, que só nos traz problemas físicos e estéticos. Mas se nos reportarmos aos primórdios da humanidade, veremos que os indivíduos, nômades, não tinham capacidade de obter da terra seu alimento. Nessa época, uma das principais fontes de energia do homem era, por exemplo, a ingestão de proteína animal. Podemos imaginar a dificuldade e o tempo necessário para a obtenção desta energia. Por isso, quando conseguia alimento, abatendo um animal, e não sabendo quando o conseguiria novamente, o homem estocava energia. Estrategicamente, era crítico para a preservação da espécie um sistema capaz de armazená-la.

.......Se, por outro lado, o ser humano ingerir menos energia do que gastar, energia deve ser removida dos estoques para fazer frente ao deficit, a quantidade de gordura do corpo diminui e então a pessoa emagrece.

.......A quantidade de calorias oriundas dos carboidratos e proteínas (4 Kcal/g) é mais que o dobro daquelas oriundas da gordura (9 Kcal/g).

.......Para calcular a quantidade de calorias na sua dieta, você pode partir dos seguintes princípios gerais:

      • Um organismo sob condições normais utiliza para manutenção do seu funcionamento básico (secreções glandulares, potenciais elétricos, contrações musculares) em torno de 33 calorias por dia por cada kg de peso.

      • Para ganhar 1 kg de peso (gordura) você deve consumir em torno de 7700 calorias acima das necessidades diárias para manutenção (33 calorias/kg de peso corporal).

.......Supondo que você pese 70 kg, para manter seu peso você deve ter em conta que:

.......70 kg x 33 calorias por dia = 2310 calorias por dia

.......Com um dia a dia regular, sem esforço físico demasiado, aproximadamente 2300 calorias diárias de energia é o que você precisa para fazer frente às necessidades de manutenção. Esta ingestão calórica fará você ficar estabilizado, sem engordar nem emagrecer.

.......Se você deseja perder ½ kg por semana (1 kg corresponde a um estoque de energia de aproximadamente 7700 calorias no tecido adiposo – a metade disto corresponde a aproximadamente 3850 calorias), você deve reduzir sua ingestão calórica na seguinte medida:

  • 3850calorias = 550 calorias por dia
    7 dias

.......Para perder ½ kg por semana, sua ingestão calórica diária deve ser reduzida de 2300 calorias (sua necessidade básica) para 1750 calorias (2300-550=1750). Isso significa não comer, no mínimo, aquela sobremesa todos os dias.

.......A primeira lei da termodinâmica nos dá outra alternativa para reduzir o peso. É aumentar o gasto de energia. Isto pode ser feito através do exercício. Mas esta alternativa também não é milagrosa. Grosso modo, para queimar 500 calorias você deveria correr 8km, andar 24km de bicicleta ou nadar vigorosamente por uma hora.

.......Os benefícios do exercício sobre o estado físico, sobre as condições cardiovasculares e na produção de bem-estar são incontestáveis. Porém, para o controle de peso, a maioria dos pesquisadores concorda que o maior benefício do exercício se dá pela sua capacidade de ajudar as pessoas a controlar seu apetite, do que propriamente pela queima calórica que ele propicia.

.......A grande perda de peso no início das dietas ocorre devido ao consumo de glicogênio encontrado nos músculos. Cada grama de glicogênio consumido carreia quase 3 gramas de água, ocorrendo uma perda brusca de peso de imediato. Se voltarmos a alimentar em excesso teremos o ganho de peso também de imediato .

.......O segredo da dieta é a reeducação alimentar. De nada adianta perdemos peso se não conseguirmos manter o peso desejado. Não se deve buscar num programa de dieta apenas a aparência física. É importante também as melhorias internas no organismo. Não queira obter grandes reduções na ingestão de calorias com grandes perdas de peso. Reeducação alimentar com perda de peso a longo prazo é o mais recomendado, sendo mais fácil de se aderir.

 

© Direitos reservados. Artigo de caráter informativo, não devendo o mesmo ser usado com o intuito de se automedicar. Procure o seu médico.

VOLTAR >

Página inicial

Instalações

Histórico

Exames realizados

Corpo clínico

Check-up

Artigos

Mapa de localização

Fale conosco